Feliz Dia Das Maes
Notícias

Especialistas em investigação contra lavagem de dinheiro participam de seminário em Goiânia

Policiais civis, Delegados e Executivos do Banco do Brasil vão se reunir no Auditório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás para debater como as organizações criminosas atuam na lavagem de dinheiro.

Entre os palestrantes está o DELEGADO THIAGO TORRES, coordenador do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro da POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS. A unidade oferece aos policiais civis de Goiás uma estrutura de softwares e profissionais especializados nos crimes contra a ordem financeira.

Também participa do seminário o coordenador da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (LAB-LD), LEONARDO RIBEIRO DA SILVA TERRA.

Instalado no ano de 2007 por um convênio entre o Banco do Brasil e o Ministério da Justiça, o LAB-LD surgiu da observação de que as investigações de casos de lavagem de dinheiro envolviam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, além de sigilos telefônico e fiscal, abrangendo grandes períodos, o que gerava um grande número de dados. O laboratório foi criado para organizar esses dados, buscando tornar o trabalho de investigação policial mais ágil.

JOÃO CARLOS COELHO, gerente executivo do BANCO DO BRASIL, também vai participar do seminário para mostrar quais os indícios as instituições bancárias observam para identificar uma movimentação financeira suspeita.

De acordo com o Banco Central, a lavagem de dinheiro movimenta, em média, R$ 6 bilhões por ano no país, e um dos desafios no combate a criminalidade é descobrir pra onde vai o dinheiro, o lucro dessas atividades criminosas.

A inscrição para o 1º SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIAS E INVESTIGAÇÃO NO COMBATE A LAVAGEM DE DINHEIRO é gratuita. Os policiais civis podem se inscrever na Escola Superior da Polícia Civil. Já os demais interessados devem procurar a direção do próprio órgão para fazer a inscrição.

 

Botão Voltar ao topo